As eras dos quadrinhos!

Ola pessoal do blog Fogo na boneca, eu sou o Joel Ciclone, e estou responsável pela área de HQs, mangás e animes. Para começar vou explicar o básico sobre as eras dos quadrinhos, dando uma rápida explicação sobre a era de ouro, era de prata e a era atual!




A Era de Ouro dos Quadrinhos (1938-55)

A era de ouro começou em 1938, quando Action Comics #1 apresentou seu primeiro super-herói, o Super-Homem. Inspirado pelo sucesso do Super-Homem, Bob Kane desenvolveu um super-herói mais sombrio, o Batman. Apesar de Batman não ter poderes, seus contos sombrios e vilões maníacos tornaram seus quadrinhos um sucesso.


Entre 1938 e 1945 os super-heróis floresceram. Spirit, Capitão Marvel, Flash, Tocha Humana, Sandman e muitos outros nasceram em várias publicações. Em 1940, os quadrinhos de guerra possibilitaram a estréia de todos os heróis patrióticos. O Capitão América, criado por Joe Simon e Jack Kirby, tornou-se o primeiro herói a ganhar seu próprio título antes de aparecer em um outro quadrinho. Em 1945, com o final da guerra, a Era de Ouro dos quadrinhos começou a declinar e os quadrinhos de ficção científica ganharam popularidade.





A Era de Prata dos Quadrinhos (1956-69)

Enquanto as vendas dos quadrinhos de super-heróis continuavam a cair, os quadrinhos de horror, como The Crypt of Terror, Weird Fantasy e The Vault of Horror tornaram-se cada vez mais populares durante a era de prata. Porém, na metade da década de 1950, super-heróis como Super-Homem, Capitão América, Flash e Tocha Humana foram revividos e ganharam novos títulos e histórias.


Os quadrinhos desse período apresentam gírias modernas, personalidades peculiares e problemas pessoais além da salvação do mundo. O Quarteto Fantástico foi o primeiro de uma nova onda de heróis Marvel, que também incluiu O Incrível Hulk e Thor. Porém, foi a aparição de Homem-Aranha em Amazing Fantasy # 15 que estabeleceu o estilo Marvel.Essa também foi a era do grupo de heróis. Os Vingadores, uma Liga da Justiça revivida e os X-Men surgiram nessa época. Enquanto os super-heróis cresciam em poderes, os quadrinhos de ficção científica continuavam populares e a Marvel os combinou com o Surfista Prateado.No final da Era de Prata, as revistas de histórias em quadrinhos se pareciam muito com o que são hoje: uma abundância de heróis, cada um deles com sua própria revista, e muitos personagens que cumpriam jornada dupla em um grupo de super-heróis.




A Era de Bronze dos Quadrinhos (1970-79)

Refletindo os tempos, a Era de Bronze dos quadrinhos começou a tratar de assuntos mais modernos. Ainda que os heróis de revistas em quadrinhos clássicos continuassem populares, novos heróis como Conan, o Bárbaro e histórias como Guerra nas Estrelas mudaram as regras e anunciaram a era moderna.










A Era Moderna dos Quadrinhos (1980-Hoje)

Durante a década de 1980, o aumento do romance gráfico colocou os heróis populares em tramas mais adultas, que se tornaram mais comuns durante a era moderna. Notáveis entre eles são Watchmen, de Alan Moore, e Dark Knight Returns, de Frank Miller.A década de 1990 foi marcada pelo desmembramento das editoras de revistas em quadrinhos. Em uma indústria previamente dominada pela Marvel e DC, muitos quadrinhos independentes e alternativos, como os da Dark Horse e Image, nasceram.

2 comentários:

Unknown disse...

Otimo, até que que non saco muito de guadrinhos aprendi umas coisas xD
Vlw

Unknown disse...

Adorei a publicação desse topico...
sabia q havia tempo mas nao tanto assim super homem é um ancião hehehe. mas gosto muito de revistinhas.