Carro-bomba explode na Universidade de Navarra, na Espanha, e deixa 17 feridos.


Ataque ocorreu no estacionamento do campus, em Pamplona.
Feridos foram atingidos por estilhaços de vidros, e carros pegaram fogo.

Um carro-bomba explodiu na manhã desta quinta-feira (30) no estacionamento da Universidade de Navarra, na cidade espanhola de Pamplona, causando ferimentos leves em 17 pessoas. A informação foi confirmada pelo governo regional de Navarra.

 

A explosão ocorreu às 11h10 locais (8h10 no horário brasileiro de verão), próximo à faculdade de jornalismo e à biblioteca, segundo a universidade.


Os feridos foram atingidos, em sua maioria, por estilhaços de vidro, e alguns carros estacionados no local pegaram fogo após a explosão. Eles foram socorridos em diversos hospitais próximos.

 

De acordo com testemunhas, o fogo em outros carros provocou várias outras pequenas explosões.

 

Um trabalhador estaria desaparecido, segundo Yolanda Barcina, prefeita de Pamplona.

 

O prédio principal da universidade, em que estavam 400 pessoas, foi esvaziados por medida de precaução, segundo o diretor de comunicação da universidade, Jesús Díaz.

 

Ele também disse que a universidade não recebeu nenhuma ligação avisando do atentado. A polícia local disse ter recebido uma ligação, mas que não especificava o local do atentado.

 

Esta é a sexta vez que a universidade, que é privada, é alvo de um atentado. A Universidade de Navarra foi fundada em 1952 por Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da Opus Dei, uma prelazia conservadora da Igreja Católica.


ETA suspeito


A explosão ocorre dois dias depois que quatro pessoas foram presas com armas e explosivos, acusadas de integrar uma cécula do grupo separatista basco ETA em Navarra e Valência.


Segundo o ministério espanhol do Interior, o grupo estava pronto para cometer um atentado, provavelmente em Navarra.

 

Uma das reivindicações do ETA é a adesão de Navarra (região em que está localizada a cidade de Pamplona) ao País Basco. 

O ETA é considerado uma organização terrorista pela União Européia e pelos Estados Unidos. Ele seria responsável pela morte de 824 pessoas em 40 anos de atividade pró-independência do País Basco. 

A organização retomou os atentados em junho de 2007, após a ruptura formal do último cessar-fogo.


Eitaaaa... estava demorando, não é verdade? Agora o ETA, voltou "estourando a boca do balão". Agora, lhes digo, Estados Unidos colocarão em estado de alerta o FBI, paises da Europa ficarão em maior alerta tambem. As bolsao sofrerão uma redução de suas altas consecutivas e ... e Muitos de nos ficaremos esperando um ataque terrorista nos Estados Unidos...



Fonte: site G1

  

Nenhum comentário: