10 mitos sobre a Internet - Verdades e Mentiras

1 - A internet foi criada para ajudar os EUA a derrotarem a União Soviética:

Meia Verdade - O esqueleto da rede foi financiado pelo departamento de defesa dos EUA. Mas o espírito libertário dos acadêmicos que criaram a Arpanet fez com que ela tivesse um uso maior que a Guerra Fria.

2 - A internet ficou ‘fora do ar’ logo em sua primeira conexão oficial:

Verdade - Em 29 outubro de 1969, a conexão entre os servidores da UCLA e de Stanford caiu enquanto o estudante Charley Kline digitava a letra “g” do comando “login”.

3 - O primeiro e-mail continha apenas o texto ‘QWERTYUIOP:

Verdade - No primeiro teste com o sistema de mensagens eletrônicas, em 1971, o engenheiro Ray Tomlinson digitou na sequência as letras da primeira fileira do teclado padrão americano.

4 - A Web foi o 1º sistema a permitir que se navegasse por informações:

Mentira - Antes do britânico Tim Berners-Lee colocar a WWW no ar em 1990, o sistema NLS, criado pelo americano Douglas Engelbart, já utilizava o conceito de hipertexto.

5 - Todo o conteúdo da internet é de domínio público e pode ser copiado:

Mentira - Apesar da rede ter sido construída para facilitar a cópia e a disseminação de informações, as leis de direito autoral seguem valendo na internet.

6 - A internet está chegando ao limite da capacidade de computadores:

Meia Verdade - Pelo padrão de endereços IPv4, é verdade. O formato aceita 4,3 bilhões de pontos de rede simultâneos. Mas a rede está em transição para o IPv6, com 340 undecilhões (34 seguido por 37 zeros!) de endereços.

7 - Sete pessoas possuem uma “chave da internet”, usada em caso de guerra:

Verdade - Sete integrantes escolhidos pelo ICANN, órgão que regulamenta padrões na rede, têm o poder de se juntar e “reiniciar” o sistema que controla os endereços da internet.

8 - A maior porcentagem de tráfego na internet é de conteúdo pornográfico:

Mentira - Isso já foi verdade, mas desde 2008, segundo a consultoria Hitwise, os sites de maior popularidade e uso da internet são as redes sociais. A maior rede do mundo no momento é o Facebook.

9 - Antes do Google, era impossível encontrar informações na rede:

Mentira - Nascido em 1998, o buscador é o mais famoso da rede, mas não o 1º. Antes dele, em 1993, já existia o Aliweb. Outros buscadores mais antigos são o WebCrawler, o Altavista, o Infoseek e o Lycos.

10 - Na internet, é fácil manter o anonimato:

Mentira - Com algum esforço, é possível identificar quase todos os usuários por meio de registros em provedores de acesso e sites. Dissimular totalmente sua identidade na rede é uma tarefa árdua.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia

Nenhum comentário: