LHC – Em Português Grande Colisor de Hádrons



Características

Sua forma é circular, com um perimetro de 27 quilõmetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons ou protões. O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem sete TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois os fará colidir em quatro pontos distintos. A Energia produzida com as colisões espera-se observar o bóson de Higgs, assim confirmando o modelo padrão das particulas elementares. O bóson de Higgs é a particula apelidade de Particula Deus, por ser a fonte da "criação" sendo a menor particula existente.

Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa.

 

Como já era de se esperar, tudo parece correr bem depois do inicio dos primeiros testes do maior acelerador de partículas do mundo, sigla em inglês LHC- Large Hadron Collider ).

Uma coisa que não consegui entende é o motivo de tanta Histeria por parte de alguns cientistas onde diziam que, o inícios das pesquisas (LHC em funcionamento) causaria a destruição do mundo. Cara, se preocupar com isso é tão bobo quanto se preocupar se sua mãe é virgem. Afinal se o LHC levasse o mundo à destruição total em um buraco negro como muitos cientistas diziam, não existiria NINGUÉM aqui amanha para reclamar, e todos iriam comprovar se Deus existe ou não.

  Contudo, ainda não podemos respirar em paz, pois o início dos trabalhos do LHC não quer dizer, exatamente, que os cientistas da destruição erraram nos seus cálculos, pois, a real potência do LHC só será atingida dentro de alguns dias ou semanas, logo, a força necessária na teoria para causar o colapso gravitacional ainda poderia ser adquirida nestes tempo.

  Eu já acompanhava, a quase 1 ano a construção do acelerador, pela revista Scientific American e muito me animei quando vi que os Telejornais deram a notícia sobre o assunto estes dias.

 Objetivos

Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa daspartículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs . Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão um equipamento toroidal do LHC e CMS ("Solenóide de múon compacto"). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos — o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do Modelo Padrão conhecidas.

 

Irei tentar explicar o motivo do medo de alguns cientistas:

As experiências gerariam uma ação em cadeia que poderiam causar danos gravitacionais, produzindo micro buracos negros. Até ai estes buracos negros até estão previstos, porém a teoria do Caos de cientistas que está contra o projeto, dizem que estes buracos poderão sair do controle e SUGAR  toda a terra e tudo que nos conhecemos (como o sistema solar e tal). A questão é que como falei no inicio, caso isso ocorresse seria algo tão rápido, tão inimaginável que iríamos “acordar” em outro lugar diferente da Terra (céu, inferno, ou seja lá o que você acreditar).


http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_Hádrons#Constitui.C3.A7.C3.A3o_do_.E2.80.9CGrande_Colisor_de_H.C3.A1drons.E2.80.9D

Um comentário:

Unknown disse...

Eu queria acordar num lugar q só tinha gansos e rios pra eu poder afogar o ganso tendo isso tah posso entrar em qualquer 1 buraco auhauhauhauh