Lula e a Sapatada...



Enquanto no mundo um jornalista iraquiano fica famoso por alvejar o, na época, presidente dos Estados Unidos George W. Bush, em terras brasileiras nosso presidente, Luis Inácio Lula da Silva é noticiado brincando com o fato.

Durante a abertura da 36ª Couromoda no Anhembi em São Paulo, Lula brinca de ameaçar um sapato na imprensa, fazendo-nos relembrar do episódio vivido por Bush no Iaraque. Lula participou do evento oficial que abre a feira de calçados nesta segunda-feira, ao lado do governador José Serra (á esquerda) e da misnistra da Casa Cicil, Dilma Roussef (atrás de Lula).

Quando jornalistas presentes o perguntaram sobre a ameaça de jogar os sapatos, Lula respondeu: "Eu não quis jogar, eu só me precavi para vocês não jogarem em mim."

Depois nós brasileiros estranhamos o fato de nos acusarem de levar tudo na brincadeira...

***
Mudando de assunto...  Afinal, nem tudo é brincadeira.

Lula diz que Brasil quer colabora para acordo de paz entre judeus e palestinos. Eles comentou a viagem do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, à Faixa de Gaza. "Eu mandei o Celso Amorim visitar o Oriente Médio para dizer que o Brasil está interessado em participar ativamente, para que a gente possa encontrar definitivamente o caminho da paz naquele território, naquele espaço geográfico", acrescentou.

"Nós precisamos detectar quem quer os conflitos, colocar essas pessoas numa mesa de negociação, junto com as forças politicas que tem influencia tanto na Autoridade Palestina, sobretudo no Hamas e no povo de Israel, para que a gente possa começar a começar uma conversação e encontrar uma fórmula para que eles possam viver em paz e cada um desenvolver o seu país."

Na avaliação do presidente, o papel da Organização das Nações Unidas é fundamental para a solução do conflito, desde que as decisões do Conselho de Segurança sejam respeitadas tanto por palestinos quanto por judeus.

Cerca de 14 toneladas de alimentos e remédios enviadas pelo Brasil devem ser transportadas de caminhão nesta segunda-feira para Faixa de Gaza, segundo informações da embaixada brasileira em Amã, na Jordânia.

De acordo com nota oficial do Ministério de Relações Exteriores, o Brasil enviou os suprimentos atendendo a um pedido feito pela delegação diplomática da Autoridade Nacional Palestina em Brasília.

***
Para brincar um pouco e relembrar a sapatada do Bush:

Nenhum comentário: