A Verdadeira Física do Natal



Depois "A verdadeira História do Natal", porque não a Física do Natal?!
Como todos sabem Papai Noel, o bom velinho especialista em invasão a domicilio, na virada da noite do dia 24 de dezembro para o dia 25, pega uma carona no seu trenó com renas voadoras, invade nossas casas por lareiras, janelas, portinha de cachorro ou o que tiver uma brecha, para colocar um presente para as crianças que se comportaram bem durante o ano.
Mas seria o papai noel humano? Seria Papai Noel um ser Extraterrestre? Seria ele um super herói? Ou será que ele nã... [deixa pra lá a ultima opção. ^^']

Vamos então olhar de forma cientifica para Papai Noel, suas renas e seus feitos na noite de Natal.

1 - Renas Voam?
Bem, nenhuma espécie conhecida de Renas podem voar. Entretanto restam cerca de 300.000 espécies de organismos vivos ainda não classificados. Embora a maioria destas espécies sejam constituidas de insetos e micróbios, não está eliminada a hipótese de 9 renas voadoras que somente o Papai Noel pode ver.

2 - Quantas crianças?
Existem no mundo aproximadamente 2 Bilhões de crianças (pessoas menores de 18 anos). Porém, tendo-se em vista que Papai Noel, aparentemente, não lida com crianças muçulmanas, hindus, budistas e judias, o número de crianças fica restrito a 378 milhões (dados de acordo com o U.S Population Reference Bureau). Considerando uma média de 3,5 crianças por residencia -segundo,o ultimo levantamento da USPRB- temos 91,8 milhões de lares. Aceitável ainda considerarmos uma criança boazinha em cada um destes domícilios.

3 - Quantas horas de trabalho? Quanto tempo para fazer cada entrega?
Papai Noel tem 31 horas no Dia de Natal para executar seu trabalho, graças aos diferentes fusos horários da Terra (assumindo-se que ele viaje do leste para oeste - o que seria mais vantajoso).
Chegamos a conclusão de que ele faz 822,6 visitas por segundo. E o mesmo que dizer que, para cada lar cristão com uma criança que foi boazinha durante todo o ano, Papai Noel dispõe de, aproximadamente, 1/1000 (um milésimo) de segundo para estacionar, pular do trenó, escalar a casa, descer pela chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer o lanche que porventura tenham lhe deixado, voltar pela chaminé, entrar novamente no treno e dirigir-se a casa seguinte. Assumindo-se que cada uma destas 91,8 milhões de paradas estao uniformemente distribuídas em volta da superfície terrestre (para simplificar os cálculos), chegamos a distancia de 1,26 quilometros entre cada residencia, totalizando um percurso de 121,48 milhões de quilômetros. Isto sem contar as paradas para descanso, alimentação e necessidades fisiológicas. Desta forma, o treno de Papai Noel deve se deslocar a velocidade de 1.045 quilômetros/segundo ou 3.000 vezes a velocidade do som.
Sendo que: O veículo mais rápido fabricado pelo homem, uma sonda espacial, percorre apenas 44Km/s e uma rena normal míseros 25Km/h, ou seja, 0,00695 Km/s.

4 - E os presentes? Quanto peso Papai Noel e suas Renas carregariam?
Para que cada criança não ganhe mais que um conjunto médio de Lego (900 gramas), o trenó carregará 21.300 Toneladas, não incluindo o próprio Papai Noel, invariavelmente descrito como obeso. No solo, uma rena normal pode puxar até 35 quilos. Mesmo se admitindo que a Rena Voadora possa puxar 10 vezes mais que a rena normal, ainda seriam necessárias 214.200 renas voadoras, aumentando o peso do conjunto para 353.430 toneladas.

5 - E finalmente, a física nisso tudo!
353.000 toneladas viajando a 1.045 km/s cria uma enorme resistência do ar. Deste modo, o primeiro par de renas a frente da composição irá absorver 14,3 quintilhões de Joules de energia por segundo. O que seria suficiente para queimá-las de forma similar as naves espaciais quando entram na atmosfera terrestre. Seria o suficiente para fazer evaporar o par de renas, expondo o par de colegas imediatamente atrás ao mesmo destino e provocando sucessivas explosões supersônicas em seu trajeto. A total evaporacao de todas as renas levaria apenas 4,26 milésimos de segundo. Enquanto isso, Papai Noel seria submetido a uma aceleração centrífuga 170.500,06 metros por segundo ao quadrado 17.500 vezes maior que a gravidade). Um Papai Noel de 115 quilos (burlescamente magro) seria esmagado na parte traseira de seu treno por 1.954.700 quilogramas-forca.


CONCLUSAO: Se Papai Noel, um ser humano como todos nós, de fato entregava presentes na véspera de Natal, agora ele está morto.


Então o que seria o Papai Noel? o.O'
De qualquer forma, com ou sem Papai Noel, Feliz Natal a todos!! :D

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Realmente genial (os cálculos, pesquisas, etc).

Parabéns.

Unknown disse...

Simbolo marcante no Natal capitalista, o velhinho de goro e agasalho de lã vermelhos, emsmo no verão no Rio de Janeiro é sempre um tema para discussões.Por mais incrível que possa parecer, ainda há crianças que acreditam no Papi Noel, como tembém em coelhinho da Páscoa,fadas, etc e aquelas que o descartaram há muito tempo de seu universo.Como se tornou impossível fugir de sua onipesença, nestes tempos regidos pelo consumo,fica com os pais a incumbência de contar ou não a verdade a seus filhos.Só um alerta aos mais céticos: a fantasia, o mágico, é um componente importante no dia-a-dia do ser humano,principalmente quando se é criança.A crença no papi Noel faz parte da clássica brincadeira do faz-de-conta, em que a criança passa do jogo espontâneo para o jogo simbólico, e depois para o jogo de regras.Faz parte de seu desenvolvimento